SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número150Becas de posgrado para indígenas: un programa no convencional en MéxicoInovação em educação ambiental na cidade e na floresta: o caso OELA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

DORZIAT, Ana. O profissional da inclusão escolar. Cad. Pesqui. [online]. 2013, vol.43, n.150, pp.986-1003. ISSN 0100-1574.

O texto faz um recorte de estudo comparativo sobre políticas e práticas inclusivas em João Pessoa (Brasil) e em Lisboa (Portugal), e busca subsídios mais amplos para reflexões sobre o tema. Foi desenvolvido em escolas públicas de anos iniciais inclusivas, mediante entrevistas com os seus responsáveis, para conhecer as condições profissionais e as suas dificuldades. Segundo os dados, em João Pessoa as escolas inclusivas carecem de professores de educação especial, e em Lisboa esses atuam em escolas regulares. Nas duas realidades, manifestou-se a necessidade de especialistas como critério para a inclusão. Os dados podem revelar a intenção de demarcar territórios para antigas práticas clínicas ou a necessidade de rever velhos conceitos do sistema educacional que possam contribuir com uma educação para todos.

Palavras-chave : Educação Inclusiva; Educação Especial; Portugal; Brasil.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )