SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número150O profissional da inclusão escolarLevantamento temático em Cadernos de Pesquisa: processos de alfabetização e analfabetismo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

GHANEM, Elie. Inovação em educação ambiental na cidade e na floresta: o caso OELA. Cad. Pesqui. [online]. 2013, vol.43, n.150, pp.1004-1025. ISSN 0100-1574.

Este artigo apresenta os resultados de um estudo de caso de inovação educacional na atuação de uma organização não governamental junto a jovens da periferia de Manaus e comunidades extrativistas de Boa Vista do Ramos, no Estado do Amazonas. A hipótese examinada pela pesquisa foi a de que fatores salientes que se conjugam na geração de ações de inovação são o tempo de experiência profissional de educadores(as), a estabilidade da equipe, o nível de qualificação e a atuação mobilizadora de líderes da organização. São descritos os objetivos e o modo de atuação da organização e apontadas as características de líderes, agentes e equipes. Conclui que a hipótese levantada foi parcialmente confirmada.

Palavras-chave : Inovação Educacional; Organização não Governamental; Educação Ambiental; Amazonas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )