SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número151A educação infantil e a questão da escola: o caso da FrançaEducação superior e complexidade: integração entre disciplinas no campo das relações internacionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

ZIEGLER, Sandra. Regulación del trabajo de los profesores de la elite. Cad. Pesqui. [online]. 2014, vol.44, n.151, pp.84-103. ISSN 0100-1574.

O artigo aborda um sistema de exames que tem sido aplicado com frequência na Argentina e em escala global, através da implantação do Programa International Baccalaureate. Estas páginas desenvolvem sua caracterização como proposta pedagógica privilegiada por algumas escolas destinadas à formação de setores de elite, ao mesmo tempo em que são analisados os efeitos que esse programa produz na organização do trabalho dos professores. Dessa forma, procuramos uma aproximação do trabalho pedagógico desempenhado pelos “professores da elite” como figuras consubstanciadas com o trabalho simbólico de produzir a consagração escolar desses grupos. Também é revisado o modo como essa proposta impõe novas regulamentações sobre o trabalho de ensinar, através de modos de regulação pós-burocráticos apresentados nessas escolas marcadas pelas dinâmicas de internacionalização da educação.

Palavras-chave : International Baccalaureate; Trabalho Docente; Elites; Regulação.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )