SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número151Regulación del trabajo de los profesores de la eliteHábitos, atitudes e ameaças: a saúde nos livros didáticos brasileiros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

VENTURA, Deisy de Freitas Lima  e  LINS, Maria Antonieta del Tedesco. Educação superior e complexidade: integração entre disciplinas no campo das relações internacionais. Cad. Pesqui. [online]. 2014, vol.44, n.151, pp.104-131. ISSN 0100-1574.

Expressões como “multi”, “pluri”, “inter” e “transdisciplinaridade” difundiram-se de forma extraordinária no meio acadêmico, convertendo-se em critérios de avaliação institucional em numerosos países.? Este artigo analisa a integração entre as disciplinas no campo das relações internacionais, jovem área do conhecimento que bem expressa a complexidade do mundo contemporâneo em seus temas e conteúdos e que oscila entre a necessidade de afirmação como disciplina autônoma e a multidisciplinaridade inerente à formação internacionalista. Após um panorama conceitual, questionamos a integração entre as disciplinas como critério de avaliação, especialmente do currículo dos cursos de relações internacionais. Por fim, relatamos uma experiência realizada no bacharelado nesse curso da Universidade de São Paulo.

Palavras-chave : Interdisciplinaridade; Relações Internacionais; Educação Superior; Complexidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )