SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número152Género y trabajo: perspectivas sobre un programa de empleoSexuación y subjetivación en las prácticas de asistencia en Chile índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

DESTREMAU, Blandine. Que “boa família”? Assistência e solidariedade familiar em Cuba.Traduzido porFátima Murad. Cad. Pesqui. [online]. 2014, vol.44, n.152, pp.290-311. ISSN 0100-1574.

O reforço da assistência e da intervenção sociais em Cuba responde mais aos efeitos sociais da crise econômica e das transformações estruturais que a acompanham do que ao crescimento da pobreza. Este artigo examina as práticas de intervenção social à luz das normas familiares subjacentes: que “boa família” elas prometem? De que modo a assistência e a intervenção sociais abordam estruturas familiares fragilizadas quando se exacerba a contradição entre individualização e igualdade, de um lado, e necessidade de família e de solidariedade, de outro? A assistência em Cuba não está mais no tempo dos princípios, mas em um momento pragmático de contenção dos problemas sociais que precisa muito da família.

Palavras-chave : Assistência Social; Família; Cuidado; Velhice.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf ) | Francês ( pdf )