SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número152Que “boa família”? Assistência e solidariedade familiar em CubaEmociones de ancianos beneficiarios de programas sociales en metrópoli de Guadalajara índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

ROJAS LASCH, Carolina. Sexuación y subjetivación en las prácticas de asistencia en Chile. Cad. Pesqui. [online]. 2014, vol.44, n.152, pp.312-333. ISSN 0100-1574.

Durante a última década, consolidou-se no Chile um modelo de gestão das vulnerabilidades a partir do qual a família foi posicionada como agente central da política social. Um estudo qualitativo sobre as práticas de intervenção domiciliar e sobre as formas de administração da assistência nos lares sustenta a indagação de como essas políticas de vulnerabilidade transformam e estruturam de forma sexuada as dinâmicas familiares. Analisando três atos-dispositivos característicos desse tipo de políticas - focar, transferir e visitar -, mostro como a intervenção produz e induz valorações do lugar atribuído aos gêneros a partir do qual as famílias organizam suas relações sociais “com as portas fechadas”.

Palavras-chave : Família; Gênero; Cuidado; Política Social.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )