SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número152Emociones de ancianos beneficiarios de programas sociales en metrópoli de GuadalajaraFeminización y colectivización del cuidado a la vejez en México índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

JULIETA ODDONE, María. Ancianas cuidadoras, redes y estrategias en el uso de programas sociales. Cad. Pesqui. [online]. 2014, vol.44, n.152, pp.354-377. ISSN 0100-1574.

Neste artigo identificamos as situações específicas experimentadas por mulheres idosas que se encarregam de cuidar de seus familiares também idosos, com graves problemas de saúde. Com essa finalidade entrevistamos cuidadoras que, em função dessa situação, precisaram do apoio de programas sociais específicos. A finalidade das entrevistas foi detectar as estratégias elaboradas para responder às necessidades do idoso dependente, os custos, tanto econômicos como afetivos e de saúde, que essas estratégias implicam para as cuidadoras, e uma avaliação de seu sucesso ou fracasso em função da qualidade de vida, tanto do idoso cuidado quanto da cuidadora idosa. Para isso foram analisados o tipo e redes de apoio no cuidado, as tensões familiares, os aspectos financeiros (o peso no orçamento familiar) e o papel dos recursos comunitários.

Palavras-chave : Idosas; Família; Cuidado; Política Social.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )