SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número152Ancianas cuidadoras, redes y estrategias en el uso de programas socialesFamília, trabalho e religião das mulheres assistidas em São Paulo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

ENRIQUEZ ROSAS, Rocío. Feminización y colectivización del cuidado a la vejez en México. Cad. Pesqui. [online]. 2014, vol.44, n.152, pp.378-399. ISSN 0100-1574.

A problemática do cuidado é analisada da perspectiva de mulheres beneficiárias de programas sociais. A metodologia usada está centrada no paradigma construcionista e foi utilizada uma abordagem qualitativa. Os achados mostram a interseção complexa, a partir da análise do cuidado, entre os processos de precarização/empobrecimento nos ambientes urbanos e os processos demográficos de envelhecimento populacional, assim como a fragmentação e insuficiência das políticas e programas destinados à população idosa. Destaca-se a imprescindível coletivização do cuidado através de relações complementares entre as instituições estatais com sua função de proteção social inclusiva, o mercado e sua necessária regulação, a sociedade civil e suas organizações, bem como as famílias em sua heterogeneidade a partir de um novo contrato de gênero que redistribua os encargos do cuidado em função do princípio da equidade.

Palabras clave : Velhice; Cuidado; Família; Assistência Social.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )