SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número152Feminización y colectivización del cuidado a la vejez en MéxicoIncentivos monetários para professores: avaliação, gestão e responsabilização na educação básica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

SANTOS, Yumi Garcia dos. Família, trabalho e religião das mulheres assistidas em São Paulo. Cad. Pesqui. [online]. 2014, vol.44, n.152, pp.400-421. ISSN 0100-1574.

Este artigo propõe abrir a “caixa preta” de famílias assistidas pelos novos programas sociais brasileiros criados com base no princípio da matricialidade sociofamiliar. Estes encontram sucesso graças à colaboração das mães, que obedecem às regras para poder usufruir dos serviços e dos benefícios. Contudo, pouco se conhece sobre as famílias atendidas e, particularmente, sobre as mulheres titulares desses programas - suas trajetórias, valores e subjetividades. Por meio de entrevistas com titulares foi possível revelar as dificuldades que elas enfrentam de acesso ao trabalho, por serem insubstituíveis cuidadoras do lar. E ainda, o papel da religião e das ações assistenciais na organização de seu cotidiano e na manutenção da respeitabilidade familiar.

Palavras-chave : Famílias; Relações de Gênero; Religião; Assistência Social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )