SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número153Abordajes de planificación educativa en Cadernos de Pesquisa (1972-1986) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

HORTA, José Silvério Baía  y  FAVERO, Osmar. O planejamento educacional na pós-graduação em educação no Brasil. Cad. Pesqui. [online]. 2014, vol.44, n.153, pp.494-521. ISSN 0100-1574.  https://doi.org/10.1590/198053142912.

Levantamento das informações fornecidas pelos programas de pós-graduação em educação no período 2000-2009, disponíveis no portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, revela a progressiva substituição dos estudos sobre planejamento educacional por estudos sobre gestão e avaliação. Confronta-se esse "esvaziamento" com a "fertilidade" dos anos 1970/1980, analisando fontes utilizadas e conteúdos trabalhados nos mestrados em educação da PUC-Rio e da Fundação Getulio Vargas. Nas considerações finais, afirma-se que esse "esvaziamento" foi simultâneo à desagregação do sistema de planejamento brasileiro, ocorrida nos anos de 1990, e sugere retomar aqueles estudos, a partir das últimas Conferências Nacionais de Educação e das dificuldades de aprovação pelo Congresso Nacional dos planos nacionais de educação por elas propostos.

Palabras clave : Planejamento; Planejamento Educacional; Política e Planejamento; Pós-Graduação e Planejamento..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )