SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número153Abordajes de planificación educativa en Cadernos de Pesquisa (1972-1986)Federalismo y planificación educativa en el ejercicio del par índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

GENTILINI, João Augusto. Atores, cenários e planos: o planejamento estratégico situacional e a educação. Cad. Pesqui. [online]. 2014, vol.44, n.153, pp.580-601. ISSN 0100-1574.  https://doi.org/10.1590/198053142954.

Este texto aborda o modelo de planejamento vigente na América Latina, inspirado no pensamento nacional-desenvolvimentista, tendo o Estado como ator principal do desenvolvimento econômico. Examina a influência desse modelo sobre o planejamento das áreas sociais, inclusive da área educacional e os fatores que levaram ao seu esgotamento. As críticas surgidas aos postulados fundamentais do planejamento tradicional de natureza econômica no final da década de 1970 e pós-crise dos anos de 1980 e a busca de propostas alternativas de planejamento também são explicitadas, assim como a proposição do Planejamento Estratégico Situacional (Método PES), do intelectual e economista Carlos Matus, abrangendo seus principais conceitos operacionais e sua adequabilidade ao programa da área social e educacional.

Palabras clave : Planejamento Estratégico Situacional; Governabilidade; Planejamento da Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )