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Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

GENTILINI, João Augusto. Atores, cenários e planos: o planejamento estratégico situacional e a educação. Cad. Pesqui. [online]. 2014, vol.44, n.153, pp.580-601. ISSN 0100-1574.  https://doi.org/10.1590/198053142954.

Este texto aborda o modelo de planejamento vigente na América Latina, inspirado no pensamento nacional-desenvolvimentista, tendo o Estado como ator principal do desenvolvimento econômico. Examina a influência desse modelo sobre o planejamento das áreas sociais, inclusive da área educacional e os fatores que levaram ao seu esgotamento. As críticas surgidas aos postulados fundamentais do planejamento tradicional de natureza econômica no final da década de 1970 e pós-crise dos anos de 1980 e a busca de propostas alternativas de planejamento também são explicitadas, assim como a proposição do Planejamento Estratégico Situacional (Método PES), do intelectual e economista Carlos Matus, abrangendo seus principais conceitos operacionais e sua adequabilidade ao programa da área social e educacional.

Palavras-chave : Planejamento Estratégico Situacional; Governabilidade; Planejamento da Educação.

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