SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número153Atores, cenários e planos: o planejamento estratégico situacional e a educaçãoFederalismo, descentralização e planejamento da educação: desafios aos municípios índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

FERREIRA, Eliza Bartolozzi. Federalismo e planejamento educacional no exercício do par. Cad. Pesqui. [online]. 2014, vol.44, n.153, pp.602-623. ISSN 0100-1574.  https://doi.org/10.1590/198053142952.

Este texto insere-se no campo de estudos sobre avaliação de políticas públicas e tem por objetivo analisar o planejamento educacional realizado por meio do PAR. Especificamente, pretende responder às questões sobre a receptividade dos sistemas educativos na execução do PAR e a capacidade desse instrumento de planejamento de articular os entes da federação para a gestão da educação. As análises desenvolvidas têm por eixo questões concernentes ao processo de centralização/descentralização das políticas educativas. A implantação do PAR apresenta dificuldades no alcance dos objetivos de integração e colaboração entre os entes da federação, ao mesmo tempo que contribui para o desenvolvimento de ações de planejamento e de diálogo entre os sistemas educativos.

Palavras-chave : Sistemas de Educação; Políticas Educacionais; Planejamento da Educação; Plano de Ações Articuladas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )