SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue153Brazilian curriculum parameters and the development of curricular proposals in BrazilNarratives on the historic origins of human rights in law manuals author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

BARTHOLO, Tiago Lisboa  and  COSTA, Marcio da. Turnos e segregação escolar: discutindo as desigualdades intraescolares. Cad. Pesqui. [online]. 2014, vol.44, n.153, pp.670-692. ISSN 0100-1574.  https://doi.org/10.1590/198053142771.

O artigo analisa padrões de segregação entre e intraescolas, trazendo dados para toda a rede municipal de educação do Rio de Janeiro, de 2004 a 2010. O desenho do estudo possibilita medir o efeito líquido produzido pela distribuição dos alunos entre os turnos da manhã e da tarde na segregação escolar. Para isso foi utilizado um indicador denominado Índice de Segregação, que considera quatro características dos estudantes: condição de pobreza, cor/raça, educação parental e distorção idade-série. Os resultados indicam que os turnos escolares produzem efeito de incremento no nível geral de segregação escolar e que os estudantes são selecionados para diferentes turnos, principalmente em função de seu percurso escolar pregresso, o que reforça a impressão da existência de uma espécie de tracking informal, na rede escolar estudada.

Keywords : Segregação Escolar; Turnos Escolares; Política Educacional.

        · abstract in Spanish | Portuguese     · text in English | Portuguese     · Portuguese ( pdf )