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Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

BARTHOLO, Tiago Lisboa  y  COSTA, Marcio da. Turnos e segregação escolar: discutindo as desigualdades intraescolares. Cad. Pesqui. [online]. 2014, vol.44, n.153, pp.670-692. ISSN 0100-1574.  https://doi.org/10.1590/198053142771.

O artigo analisa padrões de segregação entre e intraescolas, trazendo dados para toda a rede municipal de educação do Rio de Janeiro, de 2004 a 2010. O desenho do estudo possibilita medir o efeito líquido produzido pela distribuição dos alunos entre os turnos da manhã e da tarde na segregação escolar. Para isso foi utilizado um indicador denominado Índice de Segregação, que considera quatro características dos estudantes: condição de pobreza, cor/raça, educação parental e distorção idade-série. Os resultados indicam que os turnos escolares produzem efeito de incremento no nível geral de segregação escolar e que os estudantes são selecionados para diferentes turnos, principalmente em função de seu percurso escolar pregresso, o que reforça a impressão da existência de uma espécie de tracking informal, na rede escolar estudada.

Palabras clave : Segregação Escolar; Turnos Escolares; Política Educacional.

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