SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número153Os PCN e a elaboração de propostas curriculares no BrasilNarrativas da origem histórica dos direitos humanos nos manuais de direito índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

BARTHOLO, Tiago Lisboa  e  COSTA, Marcio da. Turnos e segregação escolar: discutindo as desigualdades intraescolares. Cad. Pesqui. [online]. 2014, vol.44, n.153, pp.670-692. ISSN 0100-1574.  https://doi.org/10.1590/198053142771.

O artigo analisa padrões de segregação entre e intraescolas, trazendo dados para toda a rede municipal de educação do Rio de Janeiro, de 2004 a 2010. O desenho do estudo possibilita medir o efeito líquido produzido pela distribuição dos alunos entre os turnos da manhã e da tarde na segregação escolar. Para isso foi utilizado um indicador denominado Índice de Segregação, que considera quatro características dos estudantes: condição de pobreza, cor/raça, educação parental e distorção idade-série. Os resultados indicam que os turnos escolares produzem efeito de incremento no nível geral de segregação escolar e que os estudantes são selecionados para diferentes turnos, principalmente em função de seu percurso escolar pregresso, o que reforça a impressão da existência de uma espécie de tracking informal, na rede escolar estudada.

Palavras-chave : Segregação Escolar; Turnos Escolares; Política Educacional.

        · resumo em Português | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf )