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Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

MONTEIRO, Mariana Kubilius  y  ALTAMANN, Helena. Homens na educação infantil: olhares de suspeita e tentativas de segregação. Cad. Pesqui. [online]. 2014, vol.44, n.153, pp.720-741. ISSN 0100-1574.  https://doi.org/10.1590/198053142824.

O trabalho docente dedicado à infância é uma área profi ssional ocupada predominantemente por mulheres no Brasil e em outros países. Neste artigo, analisamos o período inicial da trajetória profissional de homens que optaram por atuar como professores de educação infantil, em uma rede pública que conta com apenas sete homens ocupando esse cargo. A metodologia utilizada inspirou-se nas histórias de vida, sendo realizadas entrevistas com todos os homens que atuavam no momento da coleta de dados. As trajetórias foram analisadas a partir da perspectiva dos estudos de gênero, constatando que o ingresso e permanência na profissão foram marcados por dificuldades características da área de atuação e por questionamentos e tentativas de segregação decorrentes de noções hegemônicas de masculinidade.

Palabras clave : Docência; Educação Infantil; Gênero; Masculinidade.

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