SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número153Narrativas da origem histórica dos direitos humanos nos manuais de direitoEducação infantil e relações raciais: a tensão entre igualdade e diversidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

MONTEIRO, Mariana Kubilius  e  ALTAMANN, Helena. Homens na educação infantil: olhares de suspeita e tentativas de segregação. Cad. Pesqui. [online]. 2014, vol.44, n.153, pp.720-741. ISSN 0100-1574.  https://doi.org/10.1590/198053142824.

O trabalho docente dedicado à infância é uma área profi ssional ocupada predominantemente por mulheres no Brasil e em outros países. Neste artigo, analisamos o período inicial da trajetória profissional de homens que optaram por atuar como professores de educação infantil, em uma rede pública que conta com apenas sete homens ocupando esse cargo. A metodologia utilizada inspirou-se nas histórias de vida, sendo realizadas entrevistas com todos os homens que atuavam no momento da coleta de dados. As trajetórias foram analisadas a partir da perspectiva dos estudos de gênero, constatando que o ingresso e permanência na profissão foram marcados por dificuldades características da área de atuação e por questionamentos e tentativas de segregação decorrentes de noções hegemônicas de masculinidade.

Palavras-chave : Docência; Educação Infantil; Gênero; Masculinidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )