SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue153Men in early childhood education: suspicious glances and segregation attempts author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

ROSEMBERG, Fúlvia. Educação infantil e relações raciais: a tensão entre igualdade e diversidade. Cad. Pesqui. [online]. 2014, vol.44, n.153, pp.742-759. ISSN 0100-1574.  https://doi.org/10.1590/198053142856.

Este artigo tem porobjetivo tensionar as implicaçõesepistemológicas e políticas dos conceitos de igualdade/desigualdade e diversidade. Para tanto, focaliza as implicações de cada um deles no campo da educação infantil brasileira. O artigo, apoiando-se nos enfoques teóricos de Nancy Fraser e Antônio Flávio Pierucci, esboça um modelo para compreensão das desigualdades raciais na educação brasileira. Tais perspectivas teóricas são usadas para analisar normativas e padrões de oferta da educação infantil do ponto de vista das relações raciais.

Keywords : Igualdade; Diversidade; Educação Infantil; Relações Raciais.

        · abstract in Spanish | Portuguese     · text in English | Portuguese     · Portuguese ( pdf )