SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número153Hombres en la educación infantil: miradas de sospecha e intentos de segregación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

ROSEMBERG, Fúlvia. Educação infantil e relações raciais: a tensão entre igualdade e diversidade. Cad. Pesqui. [online]. 2014, vol.44, n.153, pp.742-759. ISSN 0100-1574.  https://doi.org/10.1590/198053142856.

Este artigo tem porobjetivo tensionar as implicaçõesepistemológicas e políticas dos conceitos de igualdade/desigualdade e diversidade. Para tanto, focaliza as implicações de cada um deles no campo da educação infantil brasileira. O artigo, apoiando-se nos enfoques teóricos de Nancy Fraser e Antônio Flávio Pierucci, esboça um modelo para compreensão das desigualdades raciais na educação brasileira. Tais perspectivas teóricas são usadas para analisar normativas e padrões de oferta da educação infantil do ponto de vista das relações raciais.

Palabras clave : Igualdade; Diversidade; Educação Infantil; Relações Raciais.

        · resumen en Español | Portugués     · texto en Portugués | Inglés     · Portugués ( pdf )