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Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

RULLAC, Stéphane  e  MURAD, Fátima. Trabalho social e intervenção social na França: o estado do conhecimento. Cad. Pesqui. [online]. 2014, vol.44, n.154, pp.876-890. ISSN 0100-1574.  https://doi.org/10.1590/198053142898.

As escolas de trabalho social na França estão, finalmente, desenvolvendo investigação científica nos centros de pesquisa e de estudo para formação e ação social - Prefas - ou em parceria com as universidades. O caráter científico do trabalho social é questionado e contestado de acordo com as interações entre os atores sociais e as referências que estes mobilizam enquanto competem. Essas questões metodológicas cristalizam-se em torno da luta entre os campos das ciências sociais e do trabalho social, bem como dentro do próprio trabalho social como parte de uma reativação da dicotomia entre conhecimentos teórico prático situado e universal. Assim, o desenvolvimento de um paradigma científico de profissões como o trabalho social e também a questão dos modelos institucionais com epistemologias híbridas podem não se encaixar totalmente na lógica existente em razão da recusa histórica da academia em articular ciência e eficiência.

Palavras-chave : Trabalho Social; Saber Profissional; França..

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