SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número154Educación profesional: el gran fracaso de la dictadura brasileñaInvestigación educativa y experiencia humana desde la perspectiva hermenéutica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

LESTER, Luis Ajagan et al. Docentes principiantes e os processos de recontextualização em contextos de vulnerabilidade. Cad. Pesqui. [online]. 2014, vol.44, n.154, pp.960-980. ISSN 0100-1574.  https://doi.org/10.1590/198053141999.

Neste artigo sintetizam-se os resultados de uma pesquisa qualitativa com professores principiantes que trabalham em contextos de alta vulnerabilidade social, econômica e cultural na região do Biobío, Chile. O objetivo central da pesquisa foi conhecer as interpretações e percepções dos docentes, em sala de aula, frente aos processos de recontextualização de planos e programas oficiais. O método consistiu em entrevistas qualitativas e a análise baseou-se na técnica ad-hoc. Os resultados demonstram um alto grau de compromisso social dos novos docentes com seus estudantes e uma atitude autônoma diante da recontextualização de planos e programas.

Palabras clave : Professores; Prática Profissional; Vulnerabilidade Social; Chile..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )