SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número154Ensino profissional: o grande fracasso da ditaduraPesquisa educacional e experiência humana na perspectiva hermenêutica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

LESTER, Luis Ajagan et al. Docentes principiantes e os processos de recontextualização em contextos de vulnerabilidade. Cad. Pesqui. [online]. 2014, vol.44, n.154, pp.960-980. ISSN 0100-1574.  https://doi.org/10.1590/198053141999.

Neste artigo sintetizam-se os resultados de uma pesquisa qualitativa com professores principiantes que trabalham em contextos de alta vulnerabilidade social, econômica e cultural na região do Biobío, Chile. O objetivo central da pesquisa foi conhecer as interpretações e percepções dos docentes, em sala de aula, frente aos processos de recontextualização de planos e programas oficiais. O método consistiu em entrevistas qualitativas e a análise baseou-se na técnica ad-hoc. Os resultados demonstram um alto grau de compromisso social dos novos docentes com seus estudantes e uma atitude autônoma diante da recontextualização de planos e programas.

Palavras-chave : Professores; Prática Profissional; Vulnerabilidade Social; Chile..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )