SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue154Novice teachers and the recontextualization processes in contexts of vulnerabilityCadernos de Pesquisa: psychology and education in the school's teaching and learning process author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

DALBOSCO, Cláudio A.. Pesquisa educacional e experiência humana na perspectiva hermenêutica. Cad. Pesqui. [online]. 2014, vol.44, n.154, pp.1028-1051. ISSN 0100-1574.  https://doi.org/10.1590/198053142820.

O ensaio aborda a fragilidade teórica da pesquisa educacional brasileira, desdobrando a argumentação em três seções. Na primeira, baseando-se em Bernardete Gatti, o texto alinhava alguns traços do diagnóstico sobre as dificuldades e os limites do atual estágio da pesquisa educacional no país. Na segunda, concentra-se em resumir o aspecto nuclear da ambiguidade da experiência ordinária, científica e filosófica. Pretende mostrar que, se tais formas foram acompanhadas por tendências dogmáticas, também apresentam concepções abertas e plurais. Na última parte, procura justificar a experiência hermenêutica gadameriana como perspectiva promissora para ampliar a noção de experiência humana, visando a descortinar um novo olhar sobre a natureza da pesquisa educacional.

Keywords : Pesquisa Educacional; Epistemologia; Experiência.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )