SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número154Docentes principiantes e os processos de recontextualização em contextos de vulnerabilidadeCadernos de Pesquisa: psicologia e educação no ensino e aprendizagem escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

DALBOSCO, Cláudio A.. Pesquisa educacional e experiência humana na perspectiva hermenêutica. Cad. Pesqui. [online]. 2014, vol.44, n.154, pp.1028-1051. ISSN 0100-1574.  https://doi.org/10.1590/198053142820.

O ensaio aborda a fragilidade teórica da pesquisa educacional brasileira, desdobrando a argumentação em três seções. Na primeira, baseando-se em Bernardete Gatti, o texto alinhava alguns traços do diagnóstico sobre as dificuldades e os limites do atual estágio da pesquisa educacional no país. Na segunda, concentra-se em resumir o aspecto nuclear da ambiguidade da experiência ordinária, científica e filosófica. Pretende mostrar que, se tais formas foram acompanhadas por tendências dogmáticas, também apresentam concepções abertas e plurais. Na última parte, procura justificar a experiência hermenêutica gadameriana como perspectiva promissora para ampliar a noção de experiência humana, visando a descortinar um novo olhar sobre a natureza da pesquisa educacional.

Palavras-chave : Pesquisa Educacional; Epistemologia; Experiência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )