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Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

DURAO, Susana  y  OLIVEIRA, Joana. Comunidades de saber: percurso de um cadete entre Moçambique e Portugal. Cad. Pesqui. [online]. 2014, vol.44, n.154, pp.828-849. ISSN 0100-1574.  https://doi.org/10.1590/198053142896.

Neste texto, acompanhamos de perto o percurso de Eduardo, um aluno moçambicano cooperante. Esta narrativa é complementada por uma análise das condições de formação em Portugal dos alunos de polícia de Moçambique, mas também de Angola, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. Os cadetes preparam-se, em cinco ou mais anos de treino (equivalentes a mestrado), para virem a ser oficiais de polícia em seus países de origem. Defendemos o argumento de que esses alunos integram comunidades de saber, onde se incluem aprendizagens pela pedagogia da imagem e do exemplo. Tais comunidades são situadas histórica e contextualmente. No mesmo sentido, descrevemos como os alunos cooperantes em formação em Portugal mobilizam ideias de sacrifício e de esperança associadas tanto à experiência situada quanto à expectativa de regresso aos países de origem.

Palabras clave : Formação Profissional; Cooperação Internacional; Polícia; História de Vida..

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