SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número154A cultura profissional dos grupos de pesquisa nos institutos federais: uma comunidade de práticas?Os professores da educação profissional: saberes e práticas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

WITTORSKI, Richard. A contribuição da análise das práticas para a profissionalização dos professores.Traduzido porDenise Radanovic Vieira. Cad. Pesqui. [online]. 2014, vol.44, n.154, pp.894-911. ISSN 0100-1574.  https://doi.org/10.1590/198053143039.

Apresentando dados de uma pesquisa realizada sobre os dispositivos de análise das práticas propostos pelo Institut Universitaire de Formation des Maîtres - IUFM - (Bretanha, França), ao longo da formação inicial dos professores, o artigo problematiza a ideia de que uma atividade reflexiva a respeito das práticas profissionais docentes permitiria aos indivíduos serem mais eficientes quando do retorno à situação de trabalho. A discussão realizada indica que, embora a análise das práticas promova a criação de um espaço narrativo que, por meio de trocas coletivas, permita aos professores construírem princípios organizadores de práticas potencialmente geradores de novas práticas docentes, esse processo traz à tona paradigmas de profissionalização vigentes no campo educacional que divergem quanto ao lugar da teoria e de sua articulação com a prática docente.

Palavras-chave : Formação de Professore; Profissionalização; Prática de Ensino..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )