SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue154The contribution of the practices analysis for the professionalization of teachersThe management crisis of subnational project of chilean education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

GARIGLIO, José Ângelo  and  BURNIER, Suzana Lana. Os professores da educação profissional: saberes e práticas. Cad. Pesqui. [online]. 2014, vol.44, n.154, pp.934-959. ISSN 0100-1574.  https://doi.org/10.1590/198053142880.

Este artigo relata os resultados de uma pesquisa sobre os saberes da base profissional de professores da Educação Profissional - EP - que lecionam disciplinas das áreas tecnológicas. Objetivou-se analisar os processos constitutivos da prática docente de oito professores da EP e as características de seus saberes pedagógicos, bem como identificar os modelos de ação pedagógica que orientam e estruturam a prática de ensino desses docentes. Os resultados da pesquisa mostram que os saberes pedagógicos desses professores guardam marcas do contexto de ensino situado da EP e de espaços e tempos de formação profissional próprios das áreas tecnológicas e por experiências e aprendizagens não formais e informais.

Keywords : Formação de Professores; Saber Profissional; Prática de Ensino.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )