Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Cadernos de Pesquisa
versión impresa ISSN 0100-1574
Resumen
GARIGLIO, José Ângelo y BURNIER, Suzana Lana. Os professores da educação profissional: saberes e práticas. Cad. Pesqui. [online]. 2014, vol.44, n.154, pp.934-959. ISSN 0100-1574. https://doi.org/10.1590/198053142880.
Este artigo relata os resultados de uma pesquisa sobre os saberes da base profissional de professores da Educação Profissional - EP - que lecionam disciplinas das áreas tecnológicas. Objetivou-se analisar os processos constitutivos da prática docente de oito professores da EP e as características de seus saberes pedagógicos, bem como identificar os modelos de ação pedagógica que orientam e estruturam a prática de ensino desses docentes. Os resultados da pesquisa mostram que os saberes pedagógicos desses professores guardam marcas do contexto de ensino situado da EP e de espaços e tempos de formação profissional próprios das áreas tecnológicas e por experiências e aprendizagens não formais e informais.
Palabras clave : Formação de Professores; Saber Profissional; Prática de Ensino.