SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número154La contribución del análisis de las prácticas a la profesionalización de los professoresLa crisis del diseño directivo subnacional de la educación chilena índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

GARIGLIO, José Ângelo  y  BURNIER, Suzana Lana. Os professores da educação profissional: saberes e práticas. Cad. Pesqui. [online]. 2014, vol.44, n.154, pp.934-959. ISSN 0100-1574.  https://doi.org/10.1590/198053142880.

Este artigo relata os resultados de uma pesquisa sobre os saberes da base profissional de professores da Educação Profissional - EP - que lecionam disciplinas das áreas tecnológicas. Objetivou-se analisar os processos constitutivos da prática docente de oito professores da EP e as características de seus saberes pedagógicos, bem como identificar os modelos de ação pedagógica que orientam e estruturam a prática de ensino desses docentes. Os resultados da pesquisa mostram que os saberes pedagógicos desses professores guardam marcas do contexto de ensino situado da EP e de espaços e tempos de formação profissional próprios das áreas tecnológicas e por experiências e aprendizagens não formais e informais.

Palabras clave : Formação de Professores; Saber Profissional; Prática de Ensino.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )