SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número154A contribuição da análise das práticas para a profissionalização dos professoresA crise do projeto diretivo subnacional da educação chilena índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

GARIGLIO, José Ângelo  e  BURNIER, Suzana Lana. Os professores da educação profissional: saberes e práticas. Cad. Pesqui. [online]. 2014, vol.44, n.154, pp.934-959. ISSN 0100-1574.  https://doi.org/10.1590/198053142880.

Este artigo relata os resultados de uma pesquisa sobre os saberes da base profissional de professores da Educação Profissional - EP - que lecionam disciplinas das áreas tecnológicas. Objetivou-se analisar os processos constitutivos da prática docente de oito professores da EP e as características de seus saberes pedagógicos, bem como identificar os modelos de ação pedagógica que orientam e estruturam a prática de ensino desses docentes. Os resultados da pesquisa mostram que os saberes pedagógicos desses professores guardam marcas do contexto de ensino situado da EP e de espaços e tempos de formação profissional próprios das áreas tecnológicas e por experiências e aprendizagens não formais e informais.

Palavras-chave : Formação de Professores; Saber Profissional; Prática de Ensino.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )