SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número154Los profesores de educación profesional: saberes y prácticasEl discurso pedagógico oficial en Argentina (2003-2013): trabajo docente e igualdad índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

DONOSO-DIAZ, Sebastián; BENAVIDES M., Nibaldo; RETAMAL T., Margarita  y  URRA G., Graciela. A crise do projeto diretivo subnacional da educação chilena. Cad. Pesqui. [online]. 2014, vol.44, n.154, pp.982-1010. ISSN 0100-1574.  https://doi.org/10.1590/198053142889.

O texto analisa a obra das direções superiores de educação no Chile, comparando as normas que as regem com as funções realizadas. Trata-se de um estudo exploratório, qualitativo, baseado em entrevistas semiestruturadas aplicadas àqueles que exerceram o cargo de Secretário Regional Ministerial de Educação. Os registros permitem compreender as brechas entre o que foi definido e o realizado, identificando dessa forma nós críticos que devem ser resolvidos em diversos planos. A partir desses registros são formuladas propostas no âmbito de uma nova organização da educação no plano subnacional, para orientar e impulsionar um novo projeto, objetivo político fundamental nas propostas de modernização da gestão do Estado.

Palabras clave : Gestão; Administração da Educação; Chile..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )