SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue154The official pedagogical discourse in Argentina (2003-2013): teaching and equalityWhat principle of justice for basic education? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

PALACIOS, Mariana Inés García  and  CASTORINA, José Antonio. Método clínico-crítico e etnografia em pesquisas sobre conhecimentos sociais. Cad. Pesqui. [online]. 2014, vol.44, n.154, pp.1052-1068. ISSN 0100-1574.  https://doi.org/10.1590/198053142949.

O artigo destaca a importância de compreender os conhecimentos sociais das crianças, situando suas construções nas relações sociais que se reproduzem e atualizam nas práticas cotidianas. Com essa finalidade são analisadas as contribuições metodológicas e conceituais da antropologia e da teoria psicogenética, e se argumentará que é possível construir uma abordagem que articule aspectos trabalhados em ambos os campos disciplinares. Serão revisadas as características centrais do método clínico-crítico e da etnografia, destacando suas potencialidades e limites por meio de entrevistas. Ao mesmo tempo se afirmará que, em um enfoque etnográfico, é preciso ressignificar o método clínico de acordo com as pressuposições antropológicas.

Keywords : Psicologia; Antropologia; Infância; Conhecimento..

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )