SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número154O discurso pedagógico oficial na Argentina (2003-2013): trabalho docente e igualdadeQue princípio de justiça para a educação básica? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

PALACIOS, Mariana Inés García  e  CASTORINA, José Antonio. Método clínico-crítico e etnografia em pesquisas sobre conhecimentos sociais. Cad. Pesqui. [online]. 2014, vol.44, n.154, pp.1052-1068. ISSN 0100-1574.  https://doi.org/10.1590/198053142949.

O artigo destaca a importância de compreender os conhecimentos sociais das crianças, situando suas construções nas relações sociais que se reproduzem e atualizam nas práticas cotidianas. Com essa finalidade são analisadas as contribuições metodológicas e conceituais da antropologia e da teoria psicogenética, e se argumentará que é possível construir uma abordagem que articule aspectos trabalhados em ambos os campos disciplinares. Serão revisadas as características centrais do método clínico-crítico e da etnografia, destacando suas potencialidades e limites por meio de entrevistas. Ao mesmo tempo se afirmará que, em um enfoque etnográfico, é preciso ressignificar o método clínico de acordo com as pressuposições antropológicas.

Palavras-chave : Psicologia; Antropologia; Infância; Conhecimento..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )