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Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

RIBEIRO, Vanda Mendes. Que princípio de justiça para a educação básica?. Cad. Pesqui. [online]. 2014, vol.44, n.154, pp.1094-1109. ISSN 0100-1574.  https://doi.org/10.1590/198053142844.

Este artigo discorre sobre princípios de justiça para a educação básica. François Dubet propõe o princípio de justiça rawlsiano igualdade de base, o qual apregoa que todos os alunos dominem um quadro-base de conhecimentos. Marcel Crahay propõe a igualdade de conhecimentos adquiridos. Ambos os princípios evitam a meritocracia na educação básica por sua incoerência com o direito obrigatório e estão no campo das teorias da justiça distributiva igualitária valorizando os resultados da política, devido à correlação entre desigualdade social e escolar. Os dois autores afirmam a equidade como meio de ampliar a igualdade e relacionam tensões vivenciadas na escola e princípios de justiça que expressam interesses contraditórios. Por essas razões, eles defendem o monitoramento permanente das políticas e de suas consequências.

Palabras clave : Educação Básica; Equidade; Políticas Educacionais; Justiça..

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