SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número155Núcleos de significación: una propuesta histórico-dialéctica de aprehensión de las significacionesDe maestros de enseñanza a formadores de campo en la pasantía supervisada índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

MALLMANN, Elena Maria. Pesquisa-ação educacional: preocupação temática, análise e interpretação crítico-reflexiva*. Cad. Pesqui. [online]. 2015, vol.45, n.155, pp.76-98. ISSN 0100-1574.  https://doi.org/10.1590/198053143088.

Problematizam-se situações-limite metodológicas no âmbito do desenvolvimento de pesquisa-ação como tipologia de pesquisa qualitativa em educação. Apresenta-se proposição de procedimento teórico-metodológico de pesquisa-ação sistematizada em três matrizes cartográficas: Matriz Dialógico-Problematizadora - MDP -; Matriz Temático-Organizadora - MTO -; e Matriz Temático-Analítica - MTA. São destacados exemplos das três matrizes, discutindo passo a passo seu processo de implementação. Sinaliza-se o potencial teórico-metodológico da MDP, MTO e MTA nas etapas de elaboração da preocupação temática, coleta/produção de dados, análise e proposição conceitual (conclusões) em projetos de pesquisa-ação educacional no enfoque da abordagem qualitativa.

Palabras clave : Pesquisa Educacional; Pesquisa-ação; Metodologia; Pesquisa Qualitativa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )