SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue155Educational action-research: thematic concern, analysis and critical-reflexive interpretationResource management for the maintenance and development of education within the municipal sphere author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

BENITES, Larissa Cerignoni; SARTI, Flavia Medeiros  and  SOUZA NETO, Samuel de. De mestres de ensino a formadores de campo no estágio supervisionado. Cad. Pesqui. [online]. 2015, vol.45, n.155, pp.100-117. ISSN 0100-1574.  https://doi.org/10.1590/198053142928.

Este artigo apresenta resultados de revisão da literatura nacional e internacional sobre o estágio supervisionado e a figura do professor colaborador que recebe e acompanha a formação de estagiários na escola. Esse professor, formado inicialmente para a docência na educação básica, recebe estagiários em sua classe sem necessariamente contar com orientações sobre como desempenhar essa função formativa. Os estudos considerados revelam que a aprendizagem relativa ao desempenho dessa atividade tem ocorrido nos moldes das escolas de ofício, essencialmente por meio da transmissão de práticas modelares. Essas práticas formativas chocam-se com certas propostas de formação docente que se afirmam no contexto educacional atual, marcado por discursos sobre a profissionalização do magistério.

Keywords : Formação de Professores; Professores; Estágio Supervisionado; Prática de Ensino.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )