SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número155Investigación-acción educativa: preocupación temática, análisis e interpretación crítico-reflexivaGestión de recursos para el mantenimiento y el desarrollo de la enseñanza en la esfera municipal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

BENITES, Larissa Cerignoni; SARTI, Flavia Medeiros  y  SOUZA NETO, Samuel de. De mestres de ensino a formadores de campo no estágio supervisionado. Cad. Pesqui. [online]. 2015, vol.45, n.155, pp.100-117. ISSN 0100-1574.  https://doi.org/10.1590/198053142928.

Este artigo apresenta resultados de revisão da literatura nacional e internacional sobre o estágio supervisionado e a figura do professor colaborador que recebe e acompanha a formação de estagiários na escola. Esse professor, formado inicialmente para a docência na educação básica, recebe estagiários em sua classe sem necessariamente contar com orientações sobre como desempenhar essa função formativa. Os estudos considerados revelam que a aprendizagem relativa ao desempenho dessa atividade tem ocorrido nos moldes das escolas de ofício, essencialmente por meio da transmissão de práticas modelares. Essas práticas formativas chocam-se com certas propostas de formação docente que se afirmam no contexto educacional atual, marcado por discursos sobre a profissionalização do magistério.

Palabras clave : Formação de Professores; Professores; Estágio Supervisionado; Prática de Ensino.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )