SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número155De maestros de enseñanza a formadores de campo en la pasantía supervisadaPrecarización del trabajo docente en una escuela de la red privada del suburbio de Rio de Janeiro índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

FERNANDES, Maria Dilnéia Espíndola  y  FERNANDES, Solange Jarcem. Gestão de recursos para manutenção e desenvolvimento do ensino na esfera municipal. Cad. Pesqui. [online]. 2015, vol.45, n.155, pp.118-137. ISSN 0100-1574.  https://doi.org/10.1590/198053143077.

O trabalho objetivou desvelar a gestão dos recursos para manutenção e desenvolvimento do ensino no município de Campo Grande, capital do estado de Mato Grosso do Sul, no período de 1997 a 2012. O propósito foi verificar em que medida o montante de recursos disponíveis seria suficiente para a garantia do direito à educação nas etapas da educação básica sob a responsabilidade e a competência do município. Trabalhou-se com a legislação e documentos de âmbito federal e municipal, com destaque para os balanços gerais do município e a literatura pertinente à temática. Constatou-se que as receitas municipais se mostraram ascendentes no período, o que pode ter contribuído para a universalização do ensino fundamental e para a expansão obrigatória da educação básica.

Palabras clave : Políticas Educacionais; Direito à Educação; Financiamento da Educação; Campo Grande, MS.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )