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Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

FONSECA, Marcus Vinícius. Escola e status racial em Cachoeira do Campo/MG no século XIX. Cad. Pesqui. [online]. 2015, vol.45, n.155, pp.156-177. ISSN 0100-1574.  https://doi.org/10.1590/198053142855.

De acordo com uma documentação que contabilizou a população de Minas Gerais, nos anos de 1830, havia um predomínio dos negros entre os alunos das escolas de instrução elementar. Neste artigo, procuramos investigar os significados dessa experiência para a população negra através da confrontação de documentos censitários do distrito de Cachoeira do Campo/MG, que se encontrava no termo de Ouro Preto, na região central da província. O procedimento de análise ocorreu a partir da separação dos domicílios em que havia o registro de crianças frequentando escolas, em 1831. Em seguida, identificamos esses domicílios na documentação de 1838 analisando a situação dos indivíduos escolarizados e de seu grupo familiar. O intervalo de sete anos entre os documentos possibilitou a avaliação dos impactos da experiência escolar, revelando, entre outras coisas, que negros escolarizados eram preferencialmente designados como pardos e estes podiam mudar de status racial, passando até mesmo a ser classificados como brancos.

Palabras clave : História da educação; Negros; Minas Gerais; Século XIX..

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