SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número155Escuela y status racial en Cachoeira do Campo/MG en el siglo XIXLa belleza de las niñas según las "orientaciones de Barbie" índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

CUSTODIO, Maria Aparecida Corrêa. Gênese de uma escola católica e estratégias femininas no Maranhão novecentista. Cad. Pesqui. [online]. 2015, vol.45, n.155, pp.178-198. ISSN 0100-1574.  https://doi.org/10.1590/198053143170.

O artigo apresenta os contextos de criação da Escola Santa Teresinha, a instituição particular mais antiga de Imperatriz (MA), fundada pelas capuchinhas brasileiras em sintonia com seus diretores espirituais italianos. O projeto alinhavava-se à Reforma da Igreja Católica e favorecia sua política de fomentar a adesão dos fiéis e recrutar novas gerações pela via da educação escolar. Decorreu de um momento crucial para as mulheres religiosas: processo de autonomia administrativa de sua congregação, o que lhes permitiu utilizar estratégias para expandir seus trabalhos. Em termos mais amplos, o presente estudo aponta que, a partir desse campo de observação, se veem vestígios da construção de uma rede educacional organizada pela Igreja no interior maranhense, suprindo a ação do Estado e implantando escolas elementares com fins religiosos.

Palabras clave : História da Educação; Escola Católica; Mulheres; Educação..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )