SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número156Historia, memoria y representaciones sociales: por un abordaje crítico e interdisciplinarioRepresentaciones sociales del pasado y rituales de justicia transicional en América Latina índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

SA, Celso Pereira de. Entre a história e a memória, o estudo psicossocial das memórias históricas. Cad. Pesqui. [online]. 2015, vol.45, n.156, pp.260-274. ISSN 0100-1574.  https://doi.org/10.1590/198053143133.

O artigo aborda a noção de "memórias históricas", a qual, como uma instância conceitual do fenômeno da memória social, designa as "memórias da história" construídas por populações que estiveram implicadas em fatos que se tornaram "históricos". Este estudo é da alçada da psicologia social, não tendo qualquer implicação para a produção científica da história. Assim, busca-se distingui-las das "histórias memoriais", que constituem um tipo alternativo de história, a partir das lembranças de participantes de determinados eventos, sem submetê-los nem aos critérios clássicos da pesquisa histórica nem a uma rigorosa análise psicossocial. Conclui-se que, entendidas como um empreendimento acadêmico na tradição da psicologia social, as "memórias históricas" não advogam qualquer relação com a verdade histórica. Elas são concebidas como memórias, não como história, cujos produtos não dão conta exclusiva da sua determinação, visto haver mais na memória histórica do que a história seria capaz de suprir.

Palabras clave : História; Memória; Memórias Históricas; Histórias Memoriais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )