SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número156História, memória e representações sociais: por uma abordagem crítica e interdisciplinarRepresentações sociais do passado e justiça transicional na América Latina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

SA, Celso Pereira de. Entre a história e a memória, o estudo psicossocial das memórias históricas. Cad. Pesqui. [online]. 2015, vol.45, n.156, pp.260-274. ISSN 0100-1574.  https://doi.org/10.1590/198053143133.

O artigo aborda a noção de "memórias históricas", a qual, como uma instância conceitual do fenômeno da memória social, designa as "memórias da história" construídas por populações que estiveram implicadas em fatos que se tornaram "históricos". Este estudo é da alçada da psicologia social, não tendo qualquer implicação para a produção científica da história. Assim, busca-se distingui-las das "histórias memoriais", que constituem um tipo alternativo de história, a partir das lembranças de participantes de determinados eventos, sem submetê-los nem aos critérios clássicos da pesquisa histórica nem a uma rigorosa análise psicossocial. Conclui-se que, entendidas como um empreendimento acadêmico na tradição da psicologia social, as "memórias históricas" não advogam qualquer relação com a verdade histórica. Elas são concebidas como memórias, não como história, cujos produtos não dão conta exclusiva da sua determinação, visto haver mais na memória histórica do que a história seria capaz de suprir.

Palavras-chave : História; Memória; Memórias Históricas; Histórias Memoriais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )