SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número156Psicología, producción subjetivante y modos políticos: pistas conceptuales de la teoría actor-redSubjetividad social docente: elementos para un debate sobre "políticas de la subjetividad" índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

JODELET, Denise  y  LOPRETE, Luciano. Problemáticas psicossociais da abordagem da noção de sujeito. Cad. Pesqui. [online]. 2015, vol.45, n.156, pp.314-327. ISSN 0100-1574.  https://doi.org/10.1590/198053143203.

O presente artigo trata da importância da questão do sujeito nas representações sociais. Para tanto, repassa alguns modelos da psicologia social e alude às novas perspectivas sobre o sujeito desenvolvidas nas ciências sociais e humanas. Feito um breve panorama do uso da categoria sujeito na história dessa disciplina, com destaque a seu retorno às ciências sociais nos anos 1990 e a noções correlatas, como "ator" e "agente", aponta-se a necessidade de trabalhar com a noção de "subjetivação" em pesquisas que considerem a subjetividade sem perder a dimensão social no estudo das representações, consideradas em dois níveis: o subjetivo e o transubjetivo.

Palabras clave : Sujeito; Subjetividade; Representações Sociais; Psicologia Social..

        · resumen en Español | Inglés | Portugués     · texto en Portugués | Francés     · Francés ( pdf ) | Portugués ( pdf )