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Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

NOVAES, Adelina. Subjetividade social docente: elementos para um debate sobre "políticas de subjetividade". Cad. Pesqui. [online]. 2015, vol.45, n.156, pp.328-343. ISSN 0100-1574.  https://doi.org/10.1590/198053143205.

Com vistas a cercar o constructo "subjetividade social" e contribuir com um elemento conceitual que favoreça aquilo que Tedesco (2004) denominou "políticas de subjetividade", este artigo envida esforços teóricos e empíricos ao discutir os objetos relativos à profissionalização docente. O debate se inicia com a apresentação de elementos que permitiram aproximar o cerco do constructo perseguido. Com a pretensão de fazer uma articulação entre a constituição da subjetividade do docente e sua profissionalização, o texto busca ainda ilustrar como os resultados da investigação desenvolvida têm alimentado as análises e contribuído para definir contornos mais precisos daquilo que a literatura ainda apresenta de maneira difusa ao evidenciar que a abordagem psicossocial das representações sociais permite a construção de uma perspectiva interdisciplinar da educação.

Palabras clave : Subjetividade Social; Representação Social; Profissionalização Docente; Políticas de Subjetividade.

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