SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número156Subjetividad social docente: elementos para un debate sobre "políticas de la subjetividad"Representaciones sociales, subjetividad y aprendizaje índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

SEIDMANN, Susana. Identidade pessoal e subjetividade social: educação e constituição subjetiva. Cad. Pesqui. [online]. 2015, vol.45, n.156, pp.344-357. ISSN 0100-1574.  https://doi.org/10.1590/198053143204.

A constituição subjetiva na nossa sociedade contemporânea deve ser abordada dentro da complexa trama de relações intersubjetivas e a partir de diferentes formulações teóricas. A construção do sujeito envolve a existência de "outro", que dá sentido à sua existência e à constituição/aquisição de identidades sociais/coletivas. Esse processo é abordado em termos de representações sociais, como expressão do sentido comum, desenvolvidas em complexos processos que envolvem estabilidade de longo alcance e antinomias -themata- que definem as situações de tensão, inerentes e próprias, do devir do sentido comum. Serão considerados quatro processos psicossociais: 1) A Identidade como produto intersubjetivo. 2) A Representação social como expressão da identidade. 3) Os themata como constitutivos da Representação social. 4) A interdependência simbólica Eu/Outros. Tudo será ilustrado com exemplos de duas pesquisas, no Ciers-ed e na Universidad de Buenos Aires sobre educação.

Palabras clave : Subjetividade; Representações Sociais; Themata; Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )