SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número156Identidad personal y subjetividad social: educación y constitución subjetivaAprendizaje basado en problemas en la formación de psicólogos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

CHAIB, Mohamed  y  LOUREIRO, Laura. Representações sociais, subjetividade e aprendizagem. Cad. Pesqui. [online]. 2015, vol.45, n.156, pp.358-372. ISSN 0100-1574.  https://doi.org/10.1590/198053143201.

Este artigo pretende investigar em que medida a teoria das representações sociais pode definir e explicar os processos de ensino e de aprendizagem, uma vez que tais fenômenos foram, até o momento, na maioria das vezes, investigados e explicados com base nas teorias psicológicas de desenvolvimento e cognição. Acreditamos que menos atenção tem sido dedicada à explicação do ensino e da aprendizagem humana, por exemplo, baseada na análise etnográfica, sociológica ou psicossocial. Neste texto, pretendemos refletir sobre o papel que pode ser desempenhado pela teoria das representações sociais, particularmente pelos fenômenos da subjetividade e intersubjetividade, na formação dos processos de ensino e de aprendizagem humanos.

Palabras clave : Representações Sociais; Aprendizagem; Educação; Subjetividade.

        · resumen en Español | Inglés | Portugués     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )