SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número156Integralidad e intersectorialidad en las prácticas psicológicas: un relato de experiencia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

CHARREU, Leonardo Verde  y  OLIVEIRA, Marilda Oliveira de. Diários de aula e portfólios como instrumentos metodológicos da prática educativa em artes visuais. Cad. Pesqui. [online]. 2015, vol.45, n.156, pp.410-425. ISSN 0100-1574.  https://doi.org/10.1590/198053142839.

Este artigo pretende dissertar sobre nossas experiências profissionais com diários de aula e portfólios no processo formativo de professores. Como são conceituados, em que estão pautados, como podem ser organizados pelos estudantes e que lugar ocupam enquanto instrumento da prática educativa foram determinantes na forma como este texto foi organizado. A partir de uma série de autores que servem de referência, pretendemos mostrar conceitualmente como operamos com esses dois instrumentos na formação de professores, tendo a perspectiva da cultura visual como pano de fundo. Essa experiência foi vivida pelos pesquisadores em dois ambientes distintos de formação - Brasil e Portugal - e, nesse sentido, serão feitas pontualizações das especificidades e respectivas contextualizações.

Palabras clave : Diários de Classe; Portfólios; Formação de Professores; Cultura Visual.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )