SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue157Is Brazilian education improving? Evidence from Pisa and SaebTeacher training in the context of inclusion: towards a new methodology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

LOPES, Alice Casimiro  and  BORGES, Veronica. Formação docente, um projeto impossível. Cad. Pesqui. [online]. 2015, vol.45, n.157, pp.486-507. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053143065.

Neste artigo, discutimos como se desenvolvem as lutas político-discursivas pela significação do que vem a ser currículo com base em autores pós-estruturais e nas traduções que fazemos desses registros teóricos no campo do currículo no Brasil. O debate proposto questiona as políticas de currículo de formação docente voltadas a uma perspectiva de mudança social. Apresentamos a discussão a partir de quatro teses interconectadas: a formação docente é um projeto impossível; ainda assim, essa formação docente é necessária; essa necessidade pode ser vinculada ao projeto que para muitos parece abandonado: o projeto de mudar o mundo; o desafio da mudança envolve nossa responsabilidade e compromisso, bem como o debate político constante sobre o que se entende como mudança e significação do mundo.

Keywords : Currículo; Política; Formação de Professores; Discurso.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )