SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue157Teacher training, an impossible projectTrainer representations about the assessment of learning in adult education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

MENDONCA, Fabiana Luzia de Rezende  and  SILVA, Daniele Nunes Henrique. A formação docente no contexto da inclusão: para uma nova metodologia. Cad. Pesqui. [online]. 2015, vol.45, n.157, pp.508-526. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053143274.

O presente artigo consiste em um estudo teórico sobre questões referentes à inclusão escolar, à deficiência intelectual e à formação de professores. Discute-se a temática da inclusão na contemporaneidade, circunscrita por tensões entre o respeito às diferenças e as práticas excludentes que emergem no contexto educacional. À luz da Psicologia Histórico-Cultural e dos princípios da clínica da atividade, aponta-se uma importante possibilidade teórico-metodológica para a formação de professores que, a depender da qualidade das intervenções realizadas pelo pesquisador, pode permitir ao coletivo docente a ressignificação de sua práxis.

Keywords : Formação de Professores; Deficiência Intelectual; Educação Inclusiva; Exclusão Social.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )