SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número157Formación docente, un proyecto imposibleRepresentaciones de formadores sobre la evaluación de los aprendizajes en educación de adultos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

MENDONCA, Fabiana Luzia de Rezende  y  SILVA, Daniele Nunes Henrique. A formação docente no contexto da inclusão: para uma nova metodologia. Cad. Pesqui. [online]. 2015, vol.45, n.157, pp.508-526. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053143274.

O presente artigo consiste em um estudo teórico sobre questões referentes à inclusão escolar, à deficiência intelectual e à formação de professores. Discute-se a temática da inclusão na contemporaneidade, circunscrita por tensões entre o respeito às diferenças e as práticas excludentes que emergem no contexto educacional. À luz da Psicologia Histórico-Cultural e dos princípios da clínica da atividade, aponta-se uma importante possibilidade teórico-metodológica para a formação de professores que, a depender da qualidade das intervenções realizadas pelo pesquisador, pode permitir ao coletivo docente a ressignificação de sua práxis.

Palabras clave : Formação de Professores; Deficiência Intelectual; Educação Inclusiva; Exclusão Social.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )